terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Minicurso: Memória intercultural no Relato de um certo oriente

Prof. Dr. Maged El Gebaly (Universidade Ain Shams – Egito)

Ementa: O minicurso será dividido em duas partes:
1.    Embasamento Teórico: Discutiremos a memória como local da “narrativa da identidade” (Paul Ricoeur, 1984) e sua relação com o narrador testemunha –sobrevivente (Walter Benjamin, 1936). Também analisaremos a relação entre a “memória autobiográfica” (Alan Braddeley, 2011), que se aproxima da realidade fatual, e a narrativa da “memória ficcional”, uma forma artística subjetiva que procura trazer para a consciência a realidade psíquica de uma “memória inconsciente”, local de contato entre as identidades e as diferenças (Márcio Seligmann-Silva, 2005). Na situação da narrativa da imigração, a “memória cultural” (Joel Candau, 2011) – diferentemente da “memória histórica” (Jaques Le Goff, 1992) – surge como um modo pós-colonial de intersubjetividade que supera a retórica holística das narrativas totalitárias do nacionalismo, do colonialismo e do orientalismo. Mas, sendo a memória o local das identidades e das diferenças, ela passa a existir a partir do contato com outras culturas, o que quer dizer que a memória não é cultural, mas intercultural (Anthony Pym, 1998).

2.    Oficina Literária: No Relato de um certo oriente (Milton Hatoum, 1989), essa memória intercultural se configura por meio da “polifonia” da ficção (Mikhail Bakhtin, 1929; Marília Amorim, 2004), da “memória involuntária” proustiana, de experiências pessoais com objetos sensoriais (fotos, cadernos, cartas, cheiros marcantes), da evocação de imagens do passado e do presente misturadas e suas lembranças entre a realidade fatual e a ficção (Johan Lehrer, 2007). No Relato, a memória intercultural não se constrói de modo cronológico e linear, mas associativo por meio de “monólogos dialogantes” entre o mundo da casa (família e comunidade) e o mundo da rua (a sociedade) (Denis Leandro Francisco, 2007).

(Minicurso D)

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